A respeito de senhas

Apesar de todas as dicas de segurança sugerirem ações básicas a respeito de senhas, tais como "não usar uma senha fácil demais" e "trocar a senha periodicamente", na prática o usuário não faz isso. Além do que, o mais comum é se usar uma mesma senha para todas as contas, sistemas, acessos, cadastros. É igualzinho o efeito colateral da onda de corporações que compram corporações: é fácil pensar que, ao quebrar uma, quebram todas junto. (ei, não entendo de finanças, mas...)

Em geral, senhas de administrador de sistemas são muito feias: têm uma porção de letras maiúsculas e minúsculas, muitos números aleatórios, frases inteiras disfarçadas com símbolos esquisitos. O usuário comum não precisa chegar a tal requinte, mas precisa ter uma senha minimamente decente.

Olhem só uma senha bacana: B3yg1Nzu. Pra criar essa coisinha linda, usei a palavra beijinho e a "estraguei" um pouco, substituindo letras por números, usando maiúsculas e errando ou substituindo outras letras. Fica fácil de lembrar e ao mesmo tempo dificulta um pouco o trabalho de quem quiser quebrá-la.

É claro que também não se recomenda usar senhas que aparecem em exemplos, como é o caso desta. Mas fica aí a sugestão para tentarem fazer o mesmo com suas senhas usuais, procurando evitar surpresas desagradáveis. Eu que não gosto de senhas óbvias e me divirto criando várias, já tive minha senha de acesso à Internet usada por terceiros, imagine se uma senha tão fácil como banana não é quebrada num instante...

1 comentários:

Marcia Ceschini disse...

Boa dica, geek.. e adorei seu comentário no meu post "uau" hahaha
mil beijocas
:*