"Liberte-se do futebol, irmão!"

Tenho conversado com meu amigo gaúcho a respeito de futebol. Já há algum tempo venho acompanhando os comentários dele com relação aos gremistas, mas a coisa chegou num ponto que eu pensei: alguma coisa está acontecendo de estranho!

Segundo o Francisco - o amigo gaúcho -, de uns meses pra cá o futebol virou febre por lá. E atualmente está todo mundo alucinado (palavras dele). Contei a ele que os paulistas têm praticamente 3 times grandes - falei 3, mas depois somei o Santos (calma, gente, é coisa de quem não acompanha futebol, né? foi mal!) - e talvez por isso a rivalidade não atinja as proporções que o "Rio Grande", e em especial Porto Alegre, está vivendo agora.

Para se ter uma idéia do clima entre colorados e gremistas, hoje já tinha passado avião levando faixa com dizeres fazendo gozação com o Grêmio. E os hinos das torcidas? Meeeu Deus! Um deles me lembrou muito o hino do CAASO (centro acadêmico) - mas essa é outra história.

Não é mesmo uma coisa fora de proporção? O time em campo, aquela emoção, gente pulando, gritando, cantando. Cada gol parece a queda da Bastilha; o time ganha e é uma euforia tremenda (como diz meu irmão: "agora todos problemas estão resolvidos!"); a seleção perde e é uma tristeza geral - até o comentarista da TV nos diz que podemos chorar que faz bem!

Quando prestei vestibular para a UFSCar, o tema da redação foi Futebol: ópio do povo. Nadei de braçada! E isso foi muitos anos antes de aparecerem Romário, Ronaldinho(s) e Robinho.

Paixão nacional, sim, tudo bem. Mas... menos, né? Não é o futebol a cura para as frustrações do dia-a-dia; um placebo, talvez. Não, não é bem um placebo pois, por alguns efeitos nas torcidas, ele chega a fazer mal.

Como esporte, entretenimento,... ótimo. Mas com menos insultos, menos violência!... É esporte, não batalha. São times, não nações defendendo territórios.

Sei que, ao final dessa conversa com o Francisco, ele me perguntou se eu não queria assistir um grenal. Respondi que prefiro ver Fla-Flu no Maracanã, que é mais seguro.


P.S.: ´Liberte-se do futebol, irmão!´ é o que tenho enviado - de brincadeira, mas a sério - nas mensagens de MSN pro Francisco, colorado até os ossos. (eu sou gremista e, anos atrás, quando ele soube disso, quase passou mal!)

0 comentários: