O fenômeno FarmVille

Entrei no Facebook para ter uma ferramenta de contato com pessoas conhecidas, amigos com quem não me encontro há muito tempo,... enfim, como uma alternativa ao Orkut.

Eu via mesmo muitas postagens falando de patinhos que haviam sido encontrados na fazenda de não sei quem, elefantes perdidos, presentes, mas fiquei bem quietinha na minha. Recebi convites para entrar nesse FarmVille, mas olhei, pensei... deixa pra lá.

Até que minha cunhada disse que ela e meu irmão estavam na fazendinha, que eu entrasse para ser vizinha deles e que era legal, dava para plantar moranguinhos e ganhar moedinhas (no jogo, bem entendido).

E lá fui eu, entrar no mundo maravilhoso de FarmVille. Comecei com moranguinhos, abóboras e não sei mais o quê.

Mas o jogo não acaba nunca, claro. No máximo você chega ao nível mais elevado e não tem mais recursos novos a desbloquear. A cada mês, praticamente, sai uma novidade da época. Depois que entrei não apareceram mais elefantes, mas apareceram muitas coisas relacionadas a circo (tenho um carrinho de pipoca), depois foram os ovos de galinha com prêmios dentro, os currais para pôr as vaquinhas, enfeites de Natal, de ano novo (tinha até fogos de artifício), flores e bombons de Valentines, decorações do ano novo chinês, um monte de detalhes relacionados a combustível para os tratores e outras máquinas, coleções intermináveis, medalhas por produtividade, e agora está uma celebração relacionada à França.

Sem contar que neste momento tenho praticamente uma centena de contatos, de gente que nem conheço nem sei de que país são! Quase todos vizinhos de fazenda (qual formato de fronteira minha fazenda tem, para ser possível ter tantos vizinhos, eu nem imagino!).

O jogo às vezes apresenta alguns problemas, pois tem milhares de pessoas usando ao mesmo tempo e as atualizações são feitas com o sistema todo online. Aí aparecem falhas, o pessoal começa a reclamar, vira um muro de lamentações enorme. E eu fico pensando: gente, é só um jogo pra passar o tempo!!... “Não é justo, gastei tanto tempo trabalhando na fazenda e agora sumiu não-sei-o-quê de lá”; “Desde ontem não consigo fertilizar, socorrooooo!”; “Perdi meus gifts, alguém me ajudaaaaa!!”; “Assim não é possível jogar, vou desistir, a gente se empenha e acontece isso! Que falta de respeito!”; “Tem um email prá gente escrever reclamando?”. E eu penso: gente, é um jogo gratuito, e é só um jogo!!...

Há umas coisas interessantes de se observar: as plantações têm um tempo para dar frutos; se passamos demais do tempo de colher, a colheita se estraga. Mas sempre há frutos - não há inconvenientes de enchentes, pragas, seca,... Entendem? É um ambiente todo controladinho. Plantou, colheu. Isso é atraente, pois não há contratempos como na vida real. E é também viciante, quando se começa a ver a plantação aumentar e as possibilidades de comprar um novo enfeite, um bichinho diferente, ou aumentar a fazenda pra pôr mais tranqueira dentro.

Um sintoma de que você se viciou no jogo é quando começa a se programar para ter tempo de colher suas plantações.

Tenho a impressão de que são as mulheres que suportam mais tempo esse tipo de jogo. Os homens acabam se cansando logo desse monte de detalhes, desse negócio sem fim de prêmios e coleções. Mas não posso afirmar, apenas já notei a desistência de mais homens do que de mulheres, desde que entrei lá.

E indistintamente há pessoas muito competitivas. Quando surge algo novo, alguns correm desabaladamente para conseguir logo o prêmio ou terminar primeiro a construção, por exemplo. Já surgiram até links diretos para obter mais rapidamente os itens de coleções e outras coisas do tipo. Os gerentes do jogo percebiam e cortavam os atalhos indevidos. Só se pode ter um galinheiro, mas houve uma época em que chegamos a ver uma fazenda que era uma verdadeira granja. Truques para burlar o jogo geralmente aparecem...

Por outro lado, alguns descobriram uma forma de um presente poder ser retirado por até oito pessoas, e passaram a dica adiante - como uma forma de ajudar mais vizinhos ao mesmo tempo.

Bem que dizem que nos jogos as pessoas se revelam!

0 comentários: