“Uma geração de pouca leitura e da imagem”

Esse item faz parte de uma avaliação da realidade dos jovens, feito em 2008. Ainda ontem à noite, quando eu estava com um grupo de amigos, leram um texto-crítica-piada a respeito da decadência do ensino da matemática, e hoje encontrei o mesmo texto ao seguir um "tweet" da Maite. Não achei coincidência, mas sim um toque para que eu preste atenção nesse perfil.
Dizem que o brasileiro não lê muito... e dentro desse universo, o jovem é “de pouca leitura”??? Meu Deus, aí sim a coisa fica difícil... Logicamente é um reflexo do problema da educação básica, na qual se deveria aprender a ler-escrever-contar. Não poucas vezes minha mãe, ao visitar escolas, percebeu a dificuldade das crianças em entender o que liam. Se isso foi adiante, imaginem o estrago. E como consertar esse quadro lá na frente?
Infelizmente, quem lê pouco é facilmente manipulável. Não consegue ter opinião, pois não raciocina a respeito do que lê (nem a respeito do que vive!). Dá mais atenção ao que os outros disseram, e os boatos acabam valendo mais do que a realidade. As opiniões de qualquer um acabam tendo mais peso do que o pensamento filosófico mais abalizado.
Uma catástrofe, na verdade.

Como reverter isso?
Penso em iniciativas ousadas, persistentes,... sem temer longos prazos para ver os primeiros resultados.

0 comentários: