Primeiro dia

Hoje está sendo um dia inesquecível para muitos jovens aqui em São Carlos. Primeiro dia de aulas na USP, primeiro dia de matrícula na UFSCar. Os semáforos no centro, lotados de calouros pintados, alguns escorridos de chuva. Garoava durante boa parte do dia, com a cidade cumprindo seu papel de surpreender "os de fora" (não somente eles) com o clima instável.

Lembro-me do meu primeiro dia de aulas. Tentando ser hospitaleira, acompanhei um colega até não me lembro bem onde... Choveu, minha sombrinha nos deixou metade secos e minha agenda quase se foi na enxurrada. Talvez o André ainda se lembre.

Naquela época o trote havia sido temporariamente abolido, no máximo se fazia apelidação e umas brincadeiras infames, só para os veteranos não ficarem sem a tradicional caçoada dos "bixos". Não se fazia pedágio nos semáforos, mas a gente caía na história da rifa de uma calculadora, jamais sorteada. Dava para desconfiar, é claro... mas a gente pagava para entrar na brincadeira. Não era tão grande prejuízo e no fim as duas partes ficavam satisfeitas, com a festa financiada.

Mas... ainda não se acertou uma forma melhor de marcar este primeiro dia como universitários. Arruma-se num ano, no outro já acontece algum abuso. Há iniciativas bem interessantes, porém leva um tempo para que se tornem institucionais ou até mesmo incorporadas pelos estudantes veteranos. Falta algo mais.

0 comentários: