Responsabilidade da mídia

No ano passado, vivemos alguns dias com toque de recolher não-declarado, no Estado de São Paulo. Até no interior do Estado. Suspenderam aulas, expediente. A cidade parecia abandonada, evacuada às pressas. Ninguém a pé nas ruas, meia dúzia de carros circulando. Alguns desocupados aproveitaram pra jogar pedra na vidraça de um banco, pôr fogo em ônibus. Não digo que foi a mídia que causou isto, mas conseguiu atingir a população em um de seus pontos sensíveis: a sensação de insegurança. Foi um medo geral... não se sabia exatamente de quê. E esse é o pior medo, pois não se sabe de onde pode vir a ameaça, não é possível saber como se defender. Fica só o medo. A mídia alertou para ataques, alguns espertinhos aproveitaram, e deu no que bandido gosta: intimidar pelo medo. A equação por trás disso deve ter sido a de sempre: destaque massivo do problema, mobilização da população contra o problema, autoridades pressionadas pela população para resolver o problema.

Vendo o jogo do Saretta ontem, e os erros do adversário, comentei: tá me parecendo que o Saretta está forçando o erro do chileno. Deve ter sido isso mesmo, pois não entendo nada de jogar tênis, mas ontem consegui ver um padrão no jogo. É mesmo uma estratégia, lembro-me dos joguinhos de vôlei na escola: a gente dava o saque para o levantador adversário ter que fazer a recepção, e atrapalhava o ataque do outro time. Algo básico.

A mídia faz isso também, mas em lugar de forçar o erro adversário, ela "força" opiniões, induz a certas reações e comportamentos. O exemplo mais clássico disso é dar informações erradas ou incompletas. Sem citar nomes, há jornais na TV que lançam notícias "regurgitadas" (como eu as chamo): dão aquela regurgitadinha de informação e param, sem concluir nada direito, sem informar realmente, sem fechar o significado da coisa. Não é para o telespectador pensar naquilo, é só pra ele ouvir, repetir o que ouviu, colocar sua interpretação em cima, e achar que aquilo é a notícia inteira - e fica por isso mesmo. Em suma: a reação da população é de fato ao acontecimento ou ao que a mídia apresentou sobre o acontecimento?

Não que eu diga que a mídia "força o erro" de interpretação de um acontecimento. Masssss... a estratégia da Propaganda da Segunda Guerra não é algo do passado.

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